Cabeamento Estruturado (CBE)
Cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla CBE, é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O sistema de cabeamento estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.
História
O cabeamento estruturado remonta às tecnologias de redes dos anos 1980, período em que empresas de telecomunicações e computação, como AT&T, Dec e IBM criam seus próprios sistemas proprietários de cabeamento.
Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progride enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO ajudam a padronizar cabos, conectores e procedimentos.
Benefícios
Para organização dos cabos de uma empresa ou estabelecimento que utilize redes de comunicação é necessário aderir a um sistema de cabeamento estruturado, pois ele oferece diversos benefícios, como:
- Reduzir o número de profissionais para manter o cabeamento arrumado.
- Manutenção mais rápida;
- Facilidade na hora da instalação de novas conexões;
- Melhor forma de identificar os cabos;
- Melhora o ambiente visual da sua empresa;
- Facilita o serviço dos funcionários;
- Redução de custo a longo prazo;
- Facilita a identificação de erros na rede.
Conte com a ND2 para a implantação de sua rede de computadores com cabeamento estruturado.