Laboratório de Informática
A educação está passando por inúmeras transformações. Diante disso, a inserção da informática na escola como recurso pedagógico, provém do interesse da comunidade escolar, no intuito de aderir a novos processos educacionais no ensino-aprendizagem. Com isso, os recursos e os benefícios passam a ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica.
Quando se fala em informática na escola, é preciso considerar como será feito e praticado o recurso pedagógico dentro do laboratório de informática, e para isso todas as pessoas envolvidas no processo precisam dialogar e definir sua utilização e qual o seu objetivo em prol do aluno, levando em consideração os interesses e as exigências da comunidade e da sociedade.
No olhar de um novo cenário educacional, justifica-se o fato de compreender e assimilar os novos desafios que se iniciam com o advento das novas tecnologias, o fazer pedagógico com o computador faz-se necessário, tanto o professor como os demais profissionais da escola devem se adequar a esse novo paradigma, buscar os recursos necessários, como capacitação, para promover o seu melhor para os alunos.
Os objetivos gerais e específicos estão voltados para analisar a escola como espaço de interação e comunicação, onde o aluno se apropria das tecnologias e o professor se reitera dos processos que abordem tais tecnologias como recursos para facilitar a aprendizagem, oportunizando todas as tecnologias disponíveis no ambiente escolar.
Sabe-se que ainda há muito a fazer e investir para que o ambiente escolar, a sala de aula se tornem um ambiente propício para a aprendizagem tecnológica. Vale destacar que um dos grandes desafios da sociedade é ter um sistema educacional que promova e viabilize a formação de indivíduos preparados para essa realidade, em níveis de aprendizado compatíveis com a atual necessidade social.
O presente estudo traz um tema significativo para a sociedade, pois trata das tecnologias que estão presentes no cotidiano da vida de cada um. A sociedade precisa saber como a comunidade escolar tem trabalhado as tecnologias no seu ambiente e a real importância para a sociedade em geral.
A ND2 constrói a estrutura necessária para um laboratório de informática de última geração. A escola não pode ignorar a influência da internet na vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrário; a escola pode utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.