Espaço Maker: o que é?

21/11/2023

Ensinar e aprender com uma única metodologia é um caminho para limitar o todo o potencial de desenvolvimento dos alunos. Para não seguir nesse método restrito de estudo, o espaço maker surge como uma possibilidade de tornar o aprendizado uma jornada mais enriquecedora para os estudantes.

A sala de aula tradicional que conhecemos abre portas para novos mundos, disso não podemos duvidar nem negar. Porém, migrar para outro ambiente proporciona aos alunos uma nova e inesquecível experiência pedagógica.

O espaço maker nada mais é do que um ambiente diferenciado. Seu objetivo é viabilizar aos alunos a oportunidade de realizar diversas tarefas. É o lugar mais apropriado para desenvolver novas habilidades, a criatividade e aproveitar esse momento tão importante e ao mesmo tempo mágico que é a passagem pela escola.

A palavra de ordem no espaço maker é "faça você mesmo". No local, os alunos põem em prática todas as tarefas, desde as mais comuns da rotina escolar até mesmo as interdisciplinares. Nelas não podem faltar os recursos que deixarão as atividades mais interessantes.

Nessa hora vale a pena juntar o digital com o analógico, a tecnologia com materiais reciclados e tudo o que tiver à disposição da turma para um aula diferente. Pode ter certeza de que não falta animação, interação e o estímulo para que todos participem desse momento. A proposta é que o espaço maker seja principalmente um lugar acolhedor, fugindo do formato padrão de sala de aula onde a figura principal é o professor.

Não basta apenas receber o nome de espaço maker para haver a transformação em um dos lugares mais interessantes da escola. A construção do local requer a escolha de móveis que se conectem com a proposta do lugar. O mobiliário deve ser de fácil remoção para abrir espaço para a inclusão e participação dos alunos.

Temos o projeto ideal para desenvolvimento do Espaço Maker, faça um orçamento sem compromisso.

www.nd2.com.br